ChatGPT, LuzIA e outras IAs deixarão de funcionar no WhatsApp

ChatGPT no WhatsApp: Fim do suporte para bots de terceiros

O uso de assistentes virtuais, como ChatGPT, LuzIA e outras IAs, no WhatsApp está prestes a acabar. A Meta confirmou ao TechCrunch no último sábado (18) que, a partir do próximo ano, esses bots não poderão mais operar no aplicativo de mensagens. A alternativa será usar apenas a IA própria da empresa.

A mudança aparece em uma atualização das políticas da API do WhatsApp. O regulamento deixa claro que desenvolvedores e provedores de IA não podem distribuir seus modelos no app quando a tecnologia for o serviço principal.


Por que a Meta bloqueou o ChatGPT no WhatsApp?

A Meta explicou que o uso do ChatGPT no WhatsApp — que permite interagir com o bot da OpenAI adicionando um número à lista de contatos — não se enquadra na API de negócios. A empresa se surpreendeu com o aumento dessas utilizações.

Principais motivos apontados:

  • A API foi criada para uso empresarial B2B, mas desenvolvedores usaram a tecnologia fora desse contexto;

  • O grande volume de mensagens enviadas pelos bots sobrecarregou os sistemas;

  • A empresa precisou oferecer suporte adicional, para o qual não estava preparada;

  • A Meta não pode cobrar pelos bots de terceiros, porque as políticas não preveem essa modalidade.

Outra startup, Perplexity, também lançou recentemente um bot no WhatsApp. Assim como o ChatGPT, ele responde perguntas, gera imagens, interpreta comandos de voz e analisa arquivos de mídia. Os usuários interagem abrindo uma conversa no app.


Meta AI substitui ChatGPT no WhatsApp

Com a nova regra, válida a partir de 15 de janeiro de 2026, apenas a Meta AI permanecerá disponível. A medida valoriza a ferramenta própria da empresa, que já está integrada ao app e oferece recursos semelhantes aos concorrentes.


Bots de atendimento no WhatsApp não serão afetados

A proibição não afetará empresas que usam bots para atendimento ao cliente. A restrição se aplica apenas a IAs oferecidas diretamente aos usuários finais.

Por exemplo, uma agência de viagens que usa um bot no WhatsApp Business para responder dúvidas, direcionar atendimentos ou auxiliar em vendas continuará utilizando a tecnologia normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima